GUESS WHAT? | Investigadores criam um carro e uma casa impressos em 3D que fornecem energia um ao outro


05.04.2017
Créditos Fotos | SOM || Fonte | www.som.com www.ornl.gov www.gizmag.com

Quando pensa em impressão 3D de certeza que uma casa e um carro em tamanho real não lhe vem logo à cabeça como exemplo. Ainda assim, não há impossíveis no que respeita a novas tecnologias, como podemos comprovar com este edifício desenhado pelo ateliê de arquitetura SOM.



A estrutura permite produzir e armazenar energia renovável que é partilhada de forma "wireless" entre o veículo e a casa impressos em 3D.

Aquela que será a maior estrutura impressa em 3D do mundo, projetada pela SOM e pela Oak Ridge National Laboratory, foi apresentada ao público, pela primeira vez em janeiro de 2016. A SOM e os seus parceiros tentaram otimizar a estrutura de forma a reduzir a quantidade de material usado e com o objetivo de expressar a habilidade da impressão tridimensional no desenvolvimento de complexas e orgânicas geometrias.

O projeto é pioneiro em duas vertentes: na criação da energia ‘wireless’ que é partilhada entre o veículo e o edifício e também na criação de painéis fotovoltaicos incorporados na própria estrutura. Esta proeza foi desenvolvida pela DOE (U.S. Department of Energy’s) em parceria com a Additive Manufacturing Integrated Energy (AMIE), em colaboração com a SOM e a Oak Ridge National Laboratory (ORNL).

Veja também

Melhores cores a usar nas paredes

#Razõespara apostar em paletes de madeira

#Mãos à obra: vasos em cimento